Dois projetos de pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram aprovados pelo Edital 22/2014, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), dirigido a projetos de Pesquisa de Laboratórios Multiusuários e de Acervos de Interesse Científico.

Um dos aprovados é o projeto “Laboratório Multiusuário de Bioinformática do Vale do São Francisco”, coordenado pelo professor do Colegiado de Zootecnia e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PPGRNSA) da Univasf Mateus Matiuzzi da Costa. A proposta contará com apoio financeiro de aproximadamente R$ 339 mil.

De acordo com Matiuzzi, o projeto irá apoiar os laboratórios na área de biotecnologia da região. “O projeto irá contribuir para uma maior qualidade de análise, de forma a auxiliar as produções, tanto da Univasf quanto de toda região”, disse.

A outra proposta aprovada é “Laboratórios Multiusuários de Química e Caracterização de Materiais – Preparação e Caracterização de Novos Materiais”, do professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PGCM) da Univasf, Helinando Pequeno de Oliveira. O projeto obteve aprovação de recursos no valor de R$ 160 mil.

O apoio da Facepe ao projeto representa uma ação de fundamental importância para a evolução do parque instrumental de laboratórios multiusuários na Univasf, na avaliação de Oliveira. “Este apoio possibilitará a integração de equipamentos de grande porte, como o medidor de área superficial BET, entre outros. Com isso, há a perspectiva de termos uma evolução considerável na qualidade dos trabalhos em desenvolvimento em nossa Universidade”, comenta o professor.