A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD), está com inscrições abertas para Curso de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio, que acontecerá nos dias 9, 11, 16, 18 e 23 de maio, das 8h ás 12h, no Auditório do Siass, Campus Sede, em Petrolina (PE). A ação de capacitação tem carga horária de 20 horas e será realizada pelos militares do Corpo de Bombeiros. Os servidores interessados em participar podem se inscrever até o dia 20 de abril através do Sistema de Gestão de Eventos. São ofertadas 25 vagas.

No momento da inscrição, é necessário informar o número do CPF, e-mail e código de segurança. Depois será enviado, para o e-mail, um link para o interessado completar o processo. A validação da inscrição ocorrerá com a entrega do Termo de Compromisso com autorização da chefia, já que o curso será realizado em horário de expediente. O servidor tem até dia 20 de abril para enviar o documento para a CCD.

O objetivo do curso é proporcionar aos servidores conhecimentos teóricos e práticos necessários para o atendimento dos primeiros socorros e o combate ao incêndio no ambiente de trabalho. O conteúdo programático da ação compreende: Abordagem primária em vítimas traumatizadas; Avaliação de nível de consciência; Desobstrução e acesso às vias aéreas em suporte básico de vida; Colar cervical; Rolamentos de 90° e 180° ; Ferimentos; Técnicas de rápida contensão de sangramento; Parada cárdio-respiratória; Ressuscitação Cárdio-pulmonarencefálica; Desfibrilador externo automático; Imobilizações de fraturas; Estabilização de vítimas; Elevação e remoção de vítimas; Queimadura; Prevenção de incêndio; Classificação de risco; Utilização de equipamentos de combate a incêndio; Tipos de extintores; Métodos de evacuação de ambiente; Simulações variadas