O Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), irá criar seu Conselho Deliberativo (CD), cuja função será orientar e assessorar o planejamento das atividades do espaço. A criação da unidade colegiada está prevista na Resolução Nº 14/2015 do Conuni, que estabelece o Regimento Interno do EACC. O Conselho será formado por sete membros, dos quais cinco serão representantes dos colegiados acadêmicos, escolhidos pela Câmara de Extensão. Os professores interessados em fazer parte do CD podem se inscrever até o dia 18 de maio.

Para realizar a inscrição, é necessário enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto “ConselhoDeliberativo do EACC” e explicar porquê deseja ser membro. É necessário enviar o link do currículo Lattes. A Câmara de Extensão selecionará cinco membros entre os inscritos, que ficarão na função durante quatro anos.

O Conselho ainda será formado por um representante escolhido pela Proex e por um diretor, que será nomeado pelo reitor, dentre três candidatos indicados pelo Comitê de Busca, a ser criado até três meses após a formação do CD, com o objetivo de elaborar a lista tríplice.

De acordo com o coordenador do EACC, Militão Figueredo, a criação do Conselho vai possibilitar a participação da comunidade interna na gestão e contribuir para a consolidação do espaço. “Através do Conselho, a comunidade univasfiana vai poder participar desse grande projeto. Com o empoderamento dentro da Univasf, o EACC terá mais condições de conquistar a comunidade externa”, enfatiza.

Atualmente, o EACC funciona no Espaço Plural da Univasf, localizado em Juazeiro (BA). Ainda não tem previsão de conclusão da obra de construção do seu prédio próprio, localizado na Orla de Petrolina (PE). As atividades desenvolvidas pelo EACC incluem visitação pública, realização de oficinas uma vez por mês nas escolas e promoção do Cine Ciência, que exibe filmes de ficção científica.